Ynvente, tente ,faça um RPG diferente

Ynvente, tente ,faça um RPG diferente!
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segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Como ser um bom jogador

Estou postando algumas dicas para você se dar bem em uma campanha, essas dicas servem tanto para narradores  experientes ou novatos leiam e me diga o que acham?
1.      Quando for jogar RPG não jogue para atrapalhar o narrador aceite o que o narrador lhe disser, encare como o desafio , intérprete o personagem e não o jogador , esqueça que e o narrador esta tentando te sacanear ou algo assim apenas confie.
2.       Quando estiver algo para reclamar procure não se exaltar a partir do momento que você elevar sua voz ou fazer uma piadinha  o narrador vai contra atacar é natural ele fazer isso, vai tentar por ordem na mesa por isso dê uma sugestão faça o pensar que esta no comando, não critique dê uma opinião construtiva afinal você esta jogando na campanha e isso é trabalhar em seu interesse  se a campanha dele for bem a sua diversão estara garantida
3.       Aceite a morte, e difícil você joga tempo com um personagem e ele morrer é chato mais acontece, RPG não e vídeo game que pode usar continue, não culpe o narrador  por sua morte pois um narrador passa horas planejando uma campanha então tente ver se não foi você que quis matar um dragão com um garfo, tem vez que uma morte heróica fará seu personagem ser mais lembrado que varias vitorias, faça um novo personagem e tente fazer algo novo não tente imitar o personagem anterior pois você ficara frustrado pois ele nunca será seu personagem que morreu.
4.       Não crie personagens complicados com enredos que fogem muito do mundo que esta sendo narrado isso complica a vida do narrador e a sua, pois as vezes que você esta empolgado com um filme  atual e joga uma campanha medieval, e muito difícil isso dar certo pois os mundo são água e Óleo  você não pode jogar Dragon Ball e interpretar um CSI  você logo ficara entediado.
5.       Quando for jogar RPG recomendo não enfeitar muito o personagem crie um back mais não um livro nunca vi um jogador criar um grande back e não ficar irritado pelo o narrador não esta conseguindo seguir  o curso da historia que você desejava,  RPG e imprevisível então aceite que a vida do seu personagem não terá todos seus objetivos concluído  e procure isso como um ponto extra para o personagem  novos objetivos.
6.       Abuso de poder acontece em quase todas as campanhas veja se o narrador não esta em um  mal dia afinal ele e um ser humano mais se acontecer mais de uma vez e você notar que ele esta se divertindo e a mesa não, não  o chame de ladrão ou comece uma confusão apenas converse com ele e se não der certo quando acabar a narração  chame ele em particular ou forme um grupo e tente ajudar o narrador a fazer uma campanha melhor e aponte os erros .
7.       Não critique a narração de ninguém isso não é uma boa política pois cada narrador narra da maneira que desejar, e se os jogadores gostarem não importa como ele esteja narrando. confesso que quando conhecia menos as regras era muito melhor as narrações mais isso é inevitável , um dia você aprende as regras e começa a achar erros, mais uma ficha não é nada,  o importante é que todo mundo esteja se  divertindo mesmo se ele não respeita as regras  não seja um estraga prazeres deixe   os outros jogarem como quiserem não quebre a ilusão.
8.       Não teste o narrador se fizer isso e bem provável que a mesa vá contra você pois você esta sendo inconveniente e tentando acabar com  a diversão dos outros,  se não gosta do jeito de um narrador jogar não jogue na mesa dele , vá assistir um filme ler um livro ou planejar uma mesa mais não jogue para mostrar que é o  gostosão.
9.       Ajude o narrador , as vezes você tem uma idéia muito boa compartilhe com seu narrador faça anotações ,um bom filme e feito com varias partes os atores o roteirista é o diretor,  em minha casa eu sei criar os sistemas, a historia os personagens mais  não tenho uma boa freqüência de jogadores mais minha esposa tem fãs, então eu crio as historias e ela narra, tente fazer algo parecido.
10.   Se depois disso tudo ainda não deu certo, apenas deixe de jogar com esse narrador  você não é obrigado se ele e o único narrador  então leias minha postagem de como ser um bom narrador e atreva se a fazer uma excelente campanha.



PYJ                              

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como ser um bom narrador

E complicado falar sobre esse assunto afinal cada pessoa narra como desejar mais existe coisas que aprendi para deixar sua narração bem interresante.

1º  Nunca humilhe um pc por mais que ele mereça isso, causa desconforto e desconfiança na mesa ,todos vão saber que você perdeu o controle da mesa e teve que dar uma lição no PC bonequeiro, seja sutil deixe passar algumas sessões para que todos esqueçam o acontecido e faça algo sutil, faça com que aquela ação na campanha dê resultados desagradaveis mais não humilhe, não abuse do poder do narrador a não ser que deseje narrar só para você .

2º  Quando der uma nova tecnica ou poder para um PC por favor não mostre em seguida um NPC mais poderoso do que ele com uma tecnica ou poder que deixa o PC no chinelo deixe o PC saborear a nova tecnica, deixa aproveitar e saborear o momento, também não invente de dar tecnicas poderosas que você nunca deixara o pc usar pois ira desiquilibrar sua campanha antes de tudo examine o maximo possivel se a tecnica vai favorecer ou não a campanha.

3º Não crie favoretismo com pc retirando logico os que jogam bem, que merecem, mais namorada, irmã, irmão ou algum parente evite favorece- los isso da um clima chato na mesa pois todos saberão que você nunca desfavorecera aquele pc e lhe dara itens raros ou algo assim. seja fiel e  impacial é o melhor a se fazer.

4º Quando você ameaçar um pc que se ele fizer algo vai morrer não tenha pena MATE pois isso fara ele ter mais responsabilidade não encarando todo mundo na frente, sendo o gostosão, isso faz com que seus pcs não fiquem arriscando seus perssonagens com ações estupidas, como escarar dragões com um alfinete, crie o medo dos personagens morrerem e se caso acontecer faça de forma bonita heróica para que ele sinta saudades daquele perssonagem, e queira fazer outro.

5º  Usar regra de ouro com sabedoria guando impedir que um pc faça uma ação por causa de uma regra que você mudou anote ela em um caderno pois você não deve permitir que um npc usa essa regra normalmente que você tinha proibido que o PC usasse, pois isso demonstra fraqueza em sua rasão, e os pc pensarão que você esta roubando e isso acaba com a mesa.

6º Não faça de sua narração uma historia pronta com inicio meio e fim , não crie npcs com enredos mirabolantes, por um pequeno detalhe; os principais da historia por mais que você não goste são os Pcs, então o mundo deve ser criado para ele se você trabalhou muito para criar um npc e ele morrer você poderar jogar sua frustração para eles e se caso você trouxer ele de volta tem que ter uma boa explicação.

7º Não proíba eles de fazer ação estupidas, faz parte da aprendizagem do PC ainda mais novatos ,deixe que eles aprendam com seus proprios erros mais não ridicularizem uma ação errada de um novato ou veterano não importa rir tudo bem mais fazer disso um motivo de chacota para todas as aventuras é estupidez isso cria um clima de revolta e acaba  os PCs criando personagem com obgetivos de matar outro PC, pode criar inimizades até mesmo entre os jogadores é o que era um problema de jogo vira um problema na  vida real

8º -não confuda realidade com Ficção em outras palavras se o PC perdeu a namorada ou é gordo ou é feio ou é um mentiroso compulsivo não inclua isso na ficção muitas veses a pessoa joga RPG para fugir de um problema para se distrair e´é  horrivel quando a vida real reaparece na campanha por isso faça um esforço para colocar coisas que não tenham a ver com a vida amorosa ou fisica da pessoa.

9º- muitos narradores usam escudos eu desaprovo isso, so determina que o narrador esconde resultados para matar um PC, para não perder o controle da mesa por algo que tenha criado muito poderoso e decide esconder o resultado para não matar o pc ou por que não quer destruir o enredo que ele criou, certo um narrador tira de uma até oito horas planejando uma campanha e o PC faz uma ação estupida e destroi tudo, ta bom compreendo mais o mundo foi feito para o PC,  e se você quer escrever um romance eu sugiro que vire um escritor   Na minha opinião o escudo só deve ser usado para ocultar momentaneamente um resultado que tornara o enrredo mais  interessante, se o resultado foi benefico ou não ao PC após narrar a situação mostre o resultadoassim ninguém poderá lhe acusar de roubo nem em pensamento.

10º- quando um pc novo chegar não permita panelinha, RPG é para ser jogado em grupo, faça cada PC depender do outro para algo, use habilidades diferentes para cada um isso criar a necessidade de um amigo evite inimigos entre pcs, se um PC esta mais fraco do que o outro não dê poder do nada para ele, deixe esse pc fraco ,como alguém que pode resolver as coisas com a cabeça ,um espião o unico que pode abrir a porta secreta e todos devem defende- lo use a criatividade não o metodo mais fácil.

11º- não permita que a campanha se torne um lançamento de dados faça os interpretar o perssonagem, pular conversar durante as batalhas isso dâ animo e firma o momento da campanha e mais facil lembrar de um vilão que fez chacota do pc e perdeu do que um que apenas socou, interpretação é tudo a ficha é só numeros faça ele confiar na sorte vi PCs terem possibilidades enormes de conquistarem algo e não conseguirem pois não sentiram o momento ,a importançia do lance dos dados, e pessoas que só passariam se dessem menos de 3%  em uma possibilidade de 100% conseguirem. ficha nãoé nada o importante é a vontade.por isso sempre dê  uma explicação do acontecido.

12º Em minha opinião muito importante o RPG se deve ser jogado em grupo isso torna mais divertido então de um geito de todos ficarem ligados a união do grupo para derrotar o inimigo e  uma sensação muito boa para o narrador pois você não necessita se preocupar com PC querendo matar PC, um campanha estilo caverna do dragão e o melhor resultado lembre se que seu PC não émerda para ser jogado no mundo e eles que se virem., dê um objetivo para a união do grupo e não alimente picuinhas existe sistemas que não favorecem a união como vampiro a mascara que favorece a traição, nada contra o sistema afinal nunca joguei direito então evitarei mais comentários, mais seja esperto e narre uma campanha saudável para o grupo

13º Quando for criar aventuras e melhor fazer um esquema, otimo crie dois níveis de missão umas sem enredo nenhum e outra com enredo profundo narre as aventuras fáceis para que os PCs peguem gosto com o personagem, fazendo eles usarem técnicas que ganharam recentemente  isso fará eles se sentirem um personagem poderoso e quando você ver que eles estão se relaxando pegue seu caderno com missões com enredo significativo e o use o e veja como vão ficar atentos a o novo obgetivo depois disso para dar um clímax, de a chance de outra pessoa narrar para você actualizar as ideias.

14º Não caia no erro de somente narrar jogue RPG como um PC em outras mesas isso faz você se sentir como um PC como se por no lugar do seus jogadores isso vai fazer você pensar melhor sobre suas ações quando for narrar e como ver o outro lado da moeda, Veja o que falta ou o que tem de bom naquele narrador e acrescente na sua campanha eu lê garanto que maravilhas serão mostradas


Eu sei que é difícil mais apenas tente fazer essas coisa e me conte o resultado quem sabe posso corrigir algo aqui ou você me de outra ideias para acrescentarnesta postagem obrigado e até

PYJ

sábado, 21 de agosto de 2010

o que é RPG ?

Olá

       Vou dar uma breve explicação do que é um RPG, vou explicar da maneira mais simples possível, RPG é nada mais que um jogo aonde a regra é algo que podemos quebrar se caso for necessário para divertir o grupo, um jogo que exige a interpretação dos jogadores que são conhecidos neste jogo como PC   ( personagem controlável) como se fosse um teatro mais sem necessidade de toque entre os PCs somente usando a voz para comunicar, exatamente o que seu personagem falou sua reação a determinada situação que o narrador colocou, O narrador ou mestre são o ditador das regras no seu mundo,  ele passa horas elaborando uma historia para que os PCs joguem nela, ele é o principal elemento do mundo, ele é o computador que faz as regras do jogo. funciona como um juiz, mais um juiz camarada pois ele e responsável pelo divertimento do grupo mesmo que não seja muito divertido para ele, podendo quebrar regras para o divertimento do grupo e nunca para o contrario.para que aja logica e necessario que cada PC tenha uma ficha que descreve as limitações e as qualidades de cada personagem.
      RPG não e para qualquer um., muito amigos meus discordam mais eu declaro que RPG não e para qualquer um exige imaginação ,interpretação, entrar no personagem chorar quando estiver morrendo, se entregar ao personagem ,isso vai deixar divertido e como não é todo mundo que consegue ter uma imaginação fértil ou um pouco dela, não adianta jogar! só vai tá vendo um monte de idiotas jogando dados
não é toda pessoa que tem paciencia de armar uma estrategia para matar um OGRO ou um MINOTAURO
tem pessoas que são ligadas a uma pelada ou a bebida ou qualquer outra ação de entretenimento mais tambem não descarto a possibilidade de uma pessoa que não saiba interpretar comece a jogar, um grupo de amigos poderia fazer isso desenibindo essa pessoa tudoé possivel no mundo do RPG até tirar jovens da droga ou do alcoolismo eu tenho exemplo de pessoas que passaram a beber menos depois de jogar RPG, é uma terapia estudadas por faculdades.

duvidas morriarque@hotmail.com


PYJ

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Open game licença

Oi pessoal, vim dá uma passadinha pra falar a respeito do open game a famosa licença aberta . Muitos escritores foram beneficiados com a licença aberta(open games), para que voce compreenda é necessário que voce saiba como era antes dela, bem antigamente quando uma pessoal escrevia um mundo ou mesmo uma simples aventura de rpg , ou livro ambientado num desses mundos precisava da autorização do criador do mundo  e do sistema para poder publicar ,caso contrário teria que pagar uma quantia enorme de multa por violação dos velhos direitos autorais.
Ou seja se voce era um escritor iniciante não teria a menor chance de publicar seu material uma vez que não poderia se dar ao luxo de pagar os direitos autorais e ainda por cima ter lucros.Por conta disso muitos talentos ficaram  frustados  e muita coisa boa se perdeu, outros que não tinham a menor talento para regras tiveram que criar verdadeiras monstruosidades, apenas para ter o seu trabalho publicado, e isso era terrivel.
Mais um belo dia a luz brilhou a maior empresa de Rpg, responsavel pelo sistema d20 declarou licença aberta ás regras do seu sistama o memo utilizado em D & D, isso significava que qualquer criador de cenários, contos ,aventurasetc poderia ambientar seu trabalho nas regras de jogo do  D20, e isso foi maravilhoso fazendo com que inumeros talentos desabrochassem, é claro que a licença aberta ainda possui algumas restrições, nem tudo é perfeito, mais ela foi uma jogada de mestre sem precendentes que com certeza terminou em acerto crítico, vários escritores abandonaram seus próprios sistemas de regras e abraçaram o d20. Isto permitiu uma nova realidade no mundo do RPG, uma idéia tão boa tinha que ser copiada, e hoje temos cada vez mais sistemas opengames, esperamos que no futuro todos abracem esta ideia .
 è aqui vai pra voces o texto original da licença aberta publicada pela Wizards of the coast.
Leia e mão á obras. beijão! Nete.
Olá,

Esse é o texto da Open Game License versão 1.0a, uma licença de conteúdo aberto elaborado para RPG. Criada em 2000 pela Wizards of the Coast, essa licença permite o uso das regras do Sistema D20 em produtos criados por outros autores e editoras. Mas algumas regras devem ser seguidas:

* Todos os livros que vão usar o sistema D20 deve conter uma cópia (em inglês) da OGL. Essa cópia funciona como um contrato entre a Wizards e o publicador e mostra a aceitação dos termos e sujeição às regras da OGL.

* O material da SRD (System Reference Document) é o referencial que pode ser utilizado dos livros básicos do D20 da Wizards. Material fora dessa SRD, como nome de personagens e referências a mundos da Wizards, não poderão ser utilizados.

* Caso o autor deseje o selo d20 em seu livro, ele pode realizar algumas alterações, mas não pode publicar regras presentes no básico e ausentes na SRD (como distribuição de atributos, evolução por experiência e outras coisas do Livro do Mestre) em seu livro, fazendo de uso obrigatório a consulta aos livros básicos, como um suplemento d20.

* O autor pode publicar regras de evolução por experiência e distribuição de valores de atributo ou qualquer material alternativo dos básicos que não esteja presente na SRD, modificando-o livremente em todos os processos. Mas nesse caso, não poderá utilizar o selo d20 ou fazer alusão à compatibilidade ao básico do D&D.

* A marca D&D não está inserida na SRD. O produto liberado é o D20 System.

Para maiores informações, pode-se procurar o site da Open Gaming Foundation (http://www.opengamingfoundation.org/) onde pode-se encontrar a OGL e a SRD, além de mais detalhes sobre o material e uso do mesmo.

Por último, devo salientar que a OGL e o material da mesma não se refere à nada da 4ª edição do D&D. A 4ª edição possui a GSL, uma licença própria e com novas regras.

Bonanças.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Comunidade do orkut

Criei a comunidade do orkut e bem fácil entrar so digitar na procura

YNVENTIS RPG

sem erro conto com vocês para revolucionar o RPG.

qualque coisa meu mail morriarque@hotmail.com.

PYJ

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

RPg e do Diabo?

Bom vou tentar ser o mais claro possível,Eu não tenho frescura vou ser direto, não vou chegar aqui e falar para vocês que o RpG não influencia, poque ele enfluencia, vicia muito. Um mundo novo onde voçê pode fazer de tudo,é fascinate. Vi pessoas pegarem meus livros e desenharem os simbolos que tem nele em uma cartolina, e tentar invocar. Seja lá o que da mente doentia deles pensava. soube de pessoas que viram a noite jogando RPG, fazendo barulho incomodando visinhos, eu ja vi casos de jovens jogando magic na calçada do vizinho, fazendo a maior gritaria tendo que o vizinho ter que chamar a policia,e os jogadores de magic ainda ignoraram o policial e continuaram jogando,sendo assim os policias foram forçados a usar a força bruta, isso guando não chega o ponto de tentar fazer rituais e matar gente inocente como ja deve ter visto no jornais e TV de agora.
Rpg vicia mais pense um pouco, guantos assasinatos ouve ai pelos jornais e pela TV semelhantes a filmes, quando adolecentes foram influenciados pela malhação da rede globo,quantas pessoas não leram um livro, e fizeram rituais como dito cujo livro dizia e não estou falando de livro de RPG não,livros de Ficção.
Tudo influencia agora basta nos humanos racionais tirar o que é bom dessas influencias filtrar o que pode ser aproveitado.
exenplos simples e banal só para terem uma ideia: O filme rock grande sucesso mundial, imagine se assistimos ele e jogassemos fora o exemplo de luta e determinação e colocassemos em primeiro lugar o exemplo de lutar ,brigar ,espancar, que para conseguir algo devemos meter o cassete( ta bom estiquei um pouquinho mais uma pessoa com a mente fraca ela distorce a verdade ao seu favor, e acredita no que quer)
Ressumindo se voçê se influencia com facilidade:
Não joga RPG por favor!!
PYJ

domingo, 15 de agosto de 2010

Apresentação.

Oi! Pessoal nós fazemos parte do grupo de RPG Ynventis. Criamos este espaço para podermos compartilhar o nosso hobby com aqueles que também curtem um mundo de faz de conta, uma boa criação de personagens.
Somos defensores da liberdade de expressão, detestamos discriminação e adoramos pessoas criativas que não tem medo de mostrar aquilo que sentem e de criar suas proprias alternativas de diversão.
 gostariamos que voce também fizesse parte do nosso grupo, envie suas sugertões e principais dúvidas para o nosso email. se tiver alguma idéia de mundos, raças etc envie para nós nete3178@yahoo.com.br e postaremos no nosso blog.
Ajude-nos a enfrentar esta batalha seja bem vindo.
Jasmin Montreal