Ynvente, tente ,faça um RPG diferente

Ynvente, tente ,faça um RPG diferente!
Obrigado por acessar nosso blog! venha conhecer o lugar onde ter criatividade e imaginação não é pecado!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Como ser um bom narrador

E complicado falar sobre esse assunto afinal cada pessoa narra como desejar mais existe coisas que aprendi para deixar sua narração bem interresante.

1º  Nunca humilhe um pc por mais que ele mereça isso, causa desconforto e desconfiança na mesa ,todos vão saber que você perdeu o controle da mesa e teve que dar uma lição no PC bonequeiro, seja sutil deixe passar algumas sessões para que todos esqueçam o acontecido e faça algo sutil, faça com que aquela ação na campanha dê resultados desagradaveis mais não humilhe, não abuse do poder do narrador a não ser que deseje narrar só para você .

2º  Quando der uma nova tecnica ou poder para um PC por favor não mostre em seguida um NPC mais poderoso do que ele com uma tecnica ou poder que deixa o PC no chinelo deixe o PC saborear a nova tecnica, deixa aproveitar e saborear o momento, também não invente de dar tecnicas poderosas que você nunca deixara o pc usar pois ira desiquilibrar sua campanha antes de tudo examine o maximo possivel se a tecnica vai favorecer ou não a campanha.

3º Não crie favoretismo com pc retirando logico os que jogam bem, que merecem, mais namorada, irmã, irmão ou algum parente evite favorece- los isso da um clima chato na mesa pois todos saberão que você nunca desfavorecera aquele pc e lhe dara itens raros ou algo assim. seja fiel e  impacial é o melhor a se fazer.

4º Quando você ameaçar um pc que se ele fizer algo vai morrer não tenha pena MATE pois isso fara ele ter mais responsabilidade não encarando todo mundo na frente, sendo o gostosão, isso faz com que seus pcs não fiquem arriscando seus perssonagens com ações estupidas, como escarar dragões com um alfinete, crie o medo dos personagens morrerem e se caso acontecer faça de forma bonita heróica para que ele sinta saudades daquele perssonagem, e queira fazer outro.

5º  Usar regra de ouro com sabedoria guando impedir que um pc faça uma ação por causa de uma regra que você mudou anote ela em um caderno pois você não deve permitir que um npc usa essa regra normalmente que você tinha proibido que o PC usasse, pois isso demonstra fraqueza em sua rasão, e os pc pensarão que você esta roubando e isso acaba com a mesa.

6º Não faça de sua narração uma historia pronta com inicio meio e fim , não crie npcs com enredos mirabolantes, por um pequeno detalhe; os principais da historia por mais que você não goste são os Pcs, então o mundo deve ser criado para ele se você trabalhou muito para criar um npc e ele morrer você poderar jogar sua frustração para eles e se caso você trouxer ele de volta tem que ter uma boa explicação.

7º Não proíba eles de fazer ação estupidas, faz parte da aprendizagem do PC ainda mais novatos ,deixe que eles aprendam com seus proprios erros mais não ridicularizem uma ação errada de um novato ou veterano não importa rir tudo bem mais fazer disso um motivo de chacota para todas as aventuras é estupidez isso cria um clima de revolta e acaba  os PCs criando personagem com obgetivos de matar outro PC, pode criar inimizades até mesmo entre os jogadores é o que era um problema de jogo vira um problema na  vida real

8º -não confuda realidade com Ficção em outras palavras se o PC perdeu a namorada ou é gordo ou é feio ou é um mentiroso compulsivo não inclua isso na ficção muitas veses a pessoa joga RPG para fugir de um problema para se distrair e´é  horrivel quando a vida real reaparece na campanha por isso faça um esforço para colocar coisas que não tenham a ver com a vida amorosa ou fisica da pessoa.

9º- muitos narradores usam escudos eu desaprovo isso, so determina que o narrador esconde resultados para matar um PC, para não perder o controle da mesa por algo que tenha criado muito poderoso e decide esconder o resultado para não matar o pc ou por que não quer destruir o enredo que ele criou, certo um narrador tira de uma até oito horas planejando uma campanha e o PC faz uma ação estupida e destroi tudo, ta bom compreendo mais o mundo foi feito para o PC,  e se você quer escrever um romance eu sugiro que vire um escritor   Na minha opinião o escudo só deve ser usado para ocultar momentaneamente um resultado que tornara o enrredo mais  interessante, se o resultado foi benefico ou não ao PC após narrar a situação mostre o resultadoassim ninguém poderá lhe acusar de roubo nem em pensamento.

10º- quando um pc novo chegar não permita panelinha, RPG é para ser jogado em grupo, faça cada PC depender do outro para algo, use habilidades diferentes para cada um isso criar a necessidade de um amigo evite inimigos entre pcs, se um PC esta mais fraco do que o outro não dê poder do nada para ele, deixe esse pc fraco ,como alguém que pode resolver as coisas com a cabeça ,um espião o unico que pode abrir a porta secreta e todos devem defende- lo use a criatividade não o metodo mais fácil.

11º- não permita que a campanha se torne um lançamento de dados faça os interpretar o perssonagem, pular conversar durante as batalhas isso dâ animo e firma o momento da campanha e mais facil lembrar de um vilão que fez chacota do pc e perdeu do que um que apenas socou, interpretação é tudo a ficha é só numeros faça ele confiar na sorte vi PCs terem possibilidades enormes de conquistarem algo e não conseguirem pois não sentiram o momento ,a importançia do lance dos dados, e pessoas que só passariam se dessem menos de 3%  em uma possibilidade de 100% conseguirem. ficha nãoé nada o importante é a vontade.por isso sempre dê  uma explicação do acontecido.

12º Em minha opinião muito importante o RPG se deve ser jogado em grupo isso torna mais divertido então de um geito de todos ficarem ligados a união do grupo para derrotar o inimigo e  uma sensação muito boa para o narrador pois você não necessita se preocupar com PC querendo matar PC, um campanha estilo caverna do dragão e o melhor resultado lembre se que seu PC não émerda para ser jogado no mundo e eles que se virem., dê um objetivo para a união do grupo e não alimente picuinhas existe sistemas que não favorecem a união como vampiro a mascara que favorece a traição, nada contra o sistema afinal nunca joguei direito então evitarei mais comentários, mais seja esperto e narre uma campanha saudável para o grupo

13º Quando for criar aventuras e melhor fazer um esquema, otimo crie dois níveis de missão umas sem enredo nenhum e outra com enredo profundo narre as aventuras fáceis para que os PCs peguem gosto com o personagem, fazendo eles usarem técnicas que ganharam recentemente  isso fará eles se sentirem um personagem poderoso e quando você ver que eles estão se relaxando pegue seu caderno com missões com enredo significativo e o use o e veja como vão ficar atentos a o novo obgetivo depois disso para dar um clímax, de a chance de outra pessoa narrar para você actualizar as ideias.

14º Não caia no erro de somente narrar jogue RPG como um PC em outras mesas isso faz você se sentir como um PC como se por no lugar do seus jogadores isso vai fazer você pensar melhor sobre suas ações quando for narrar e como ver o outro lado da moeda, Veja o que falta ou o que tem de bom naquele narrador e acrescente na sua campanha eu lê garanto que maravilhas serão mostradas


Eu sei que é difícil mais apenas tente fazer essas coisa e me conte o resultado quem sabe posso corrigir algo aqui ou você me de outra ideias para acrescentarnesta postagem obrigado e até

PYJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário