Ynvente, tente ,faça um RPG diferente

Ynvente, tente ,faça um RPG diferente!
Obrigado por acessar nosso blog! venha conhecer o lugar onde ter criatividade e imaginação não é pecado!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Open game licença

Oi pessoal, vim dá uma passadinha pra falar a respeito do open game a famosa licença aberta . Muitos escritores foram beneficiados com a licença aberta(open games), para que voce compreenda é necessário que voce saiba como era antes dela, bem antigamente quando uma pessoal escrevia um mundo ou mesmo uma simples aventura de rpg , ou livro ambientado num desses mundos precisava da autorização do criador do mundo  e do sistema para poder publicar ,caso contrário teria que pagar uma quantia enorme de multa por violação dos velhos direitos autorais.
Ou seja se voce era um escritor iniciante não teria a menor chance de publicar seu material uma vez que não poderia se dar ao luxo de pagar os direitos autorais e ainda por cima ter lucros.Por conta disso muitos talentos ficaram  frustados  e muita coisa boa se perdeu, outros que não tinham a menor talento para regras tiveram que criar verdadeiras monstruosidades, apenas para ter o seu trabalho publicado, e isso era terrivel.
Mais um belo dia a luz brilhou a maior empresa de Rpg, responsavel pelo sistema d20 declarou licença aberta ás regras do seu sistama o memo utilizado em D & D, isso significava que qualquer criador de cenários, contos ,aventurasetc poderia ambientar seu trabalho nas regras de jogo do  D20, e isso foi maravilhoso fazendo com que inumeros talentos desabrochassem, é claro que a licença aberta ainda possui algumas restrições, nem tudo é perfeito, mais ela foi uma jogada de mestre sem precendentes que com certeza terminou em acerto crítico, vários escritores abandonaram seus próprios sistemas de regras e abraçaram o d20. Isto permitiu uma nova realidade no mundo do RPG, uma idéia tão boa tinha que ser copiada, e hoje temos cada vez mais sistemas opengames, esperamos que no futuro todos abracem esta ideia .
 è aqui vai pra voces o texto original da licença aberta publicada pela Wizards of the coast.
Leia e mão á obras. beijão! Nete.
Olá,

Esse é o texto da Open Game License versão 1.0a, uma licença de conteúdo aberto elaborado para RPG. Criada em 2000 pela Wizards of the Coast, essa licença permite o uso das regras do Sistema D20 em produtos criados por outros autores e editoras. Mas algumas regras devem ser seguidas:

* Todos os livros que vão usar o sistema D20 deve conter uma cópia (em inglês) da OGL. Essa cópia funciona como um contrato entre a Wizards e o publicador e mostra a aceitação dos termos e sujeição às regras da OGL.

* O material da SRD (System Reference Document) é o referencial que pode ser utilizado dos livros básicos do D20 da Wizards. Material fora dessa SRD, como nome de personagens e referências a mundos da Wizards, não poderão ser utilizados.

* Caso o autor deseje o selo d20 em seu livro, ele pode realizar algumas alterações, mas não pode publicar regras presentes no básico e ausentes na SRD (como distribuição de atributos, evolução por experiência e outras coisas do Livro do Mestre) em seu livro, fazendo de uso obrigatório a consulta aos livros básicos, como um suplemento d20.

* O autor pode publicar regras de evolução por experiência e distribuição de valores de atributo ou qualquer material alternativo dos básicos que não esteja presente na SRD, modificando-o livremente em todos os processos. Mas nesse caso, não poderá utilizar o selo d20 ou fazer alusão à compatibilidade ao básico do D&D.

* A marca D&D não está inserida na SRD. O produto liberado é o D20 System.

Para maiores informações, pode-se procurar o site da Open Gaming Foundation (http://www.opengamingfoundation.org/) onde pode-se encontrar a OGL e a SRD, além de mais detalhes sobre o material e uso do mesmo.

Por último, devo salientar que a OGL e o material da mesma não se refere à nada da 4ª edição do D&D. A 4ª edição possui a GSL, uma licença própria e com novas regras.

Bonanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário